A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é destaque em economia energética devido ao uso de fontes renováveis e energia limpa em seu campus. O reconhecimento veio da Soma Energia, empresa cearense de consultoria e assessoria especializada em gestão energética, contratada pela instituição para gerenciar ações relacionadas à temática.
Sempre preocupada em colaborar com as causas globais, a Unifor realiza diversas ações em prol do desenvolvimento sustentável. Uma das iniciativas foi a ativação da usina solar em 2021, a segunda maior da categoria no Brasil. O empreendimento, instalado na coberta do estacionamento de veículos localizado próximo ao Bloco M, contém 5.580 placas solares em uma área de aproximadamente 22 mil m², com capacidade para gerar uma economia de energia de 2.1 MWp.
Além de garantir 735 novas vagas sombreadas aos alunos, o parque solar absorve entre 25% e 30% do consumo de energia elétrica da Universidade, dependendo da época do ano. A inovação coloca a Unifor em evidência na busca por um campus cada vez mais sustentável, servindo de exemplo para outras instituições no estado e no país.
“A Unifor, desde 2017, entrou na compra de energia pelo Mercado Livre de Energia, por se enquadrar na categoria de grande consumidor. Dessa forma, dentro das opções de compra de fontes de energia, a instituição escolheu as ‘energias incentivadas’ (provenientes de fontes renováveis). A instituição também realizou investimentos em energia solar, com a usina solar dentro do campus”, pontua Euclides Castelo, gestor da Divisão de Manutenção e Obras da Universidade.
O gestor cita outras ações de sustentabilidade realizadas pela Unifor, como a substituição das máquinas tradicionais de ar-condicionado por modelos de tecnologia Inverter, que diminuem o consumo de energia, e a troca das lâmpadas internas, antes fluorescentes, por luminárias de LED (sigla em português para Diodo Emissor de Luz). A iluminação viária segue o mesmo padrão – alguns postes, inclusive, já operam com as lâmpadas de maior eficiência energética.
Fonte: Unifor