Unicap planeja parceria com universidade norte-americana

A Appalachian State University, localizada na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pode se tornar a mais nova universidade parceira da Unicap, ampliando as oportunidades de intercâmbio para alunos da graduação e pós-graduação e para professores.

As tratativas para a assinatura de um convênio de cooperação acadêmica, científica e de intercâmbio tiveram início na última sexta-feira (7), com a visita à Unicap do Vice-reitor Assistente para Programas Internacionais da App State, Jeffrey Cohen, e do Reitor Associado de Engajamento Global e Cívico do Walker College of Business, Martin Meznar.

Além do intercâmbio, o convênio vai possibilitar, caso seja assinado, a realização de programas acadêmicos conjuntos; promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativa; e facilitar a parceria relativa a publicações.

A iniciativa visa fomentar uma importante troca de experiências, enriquecendo a formação dos alunos e preparando-os melhor para os desafios do mercado global.

Os representantes da universidade norte-americana foram recebidos pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, pelo Vice-reitor, Padre Delmar Cardoso, pelo Pró-reitor Administrativo, Padre Carlos Fritzen, pelo Pró-reitor de Graduação, Degislando Nóbrega, pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Valdenice José Raimundo, e pelo responsável pela Assessoria de Intercâmbio e Mobilidade Internacional da Católica, Matheus Oliveira.

A recepção aos visitantes incluiu também diálogos com coordenadores de diversos cursos da Unicap, visando a troca de informações sobre a estrutura acadêmica, diferenciais, currículos e possibilidades oferecidas pela parceria.

Os cursos com maior potencial para intercâmbio com a Appalachian são  administração, arquitetura, ciência da computação, ciências biológicas, enfermagem, fisioterapia, letras e publicidade.

A Appalachian State University é amplamente reconhecida por seu compromisso com a educação internacional e inovação acadêmica. A parceria proposta com a Unicap poderá abrir novas oportunidades de aprendizado para alunos e professores, permitindo a troca de conhecimentos e experiências em um ambiente multicultural.

Além disso, a colaboração entre as instituições pode resultar em projetos conjuntos nas áreas de pesquisa e extensão, fortalecendo ainda mais os laços acadêmicos e culturais entre Brasil e Estados Unidos.

A expectativa é que esta visita marque o início de uma relação frutífera e duradoura, ampliando as relações internacionais da Unicap e contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados para atuar em um mundo cada vez mais interconectado.

Fonte: ASCOM/UNICAP