A Universidade Federal do Rio Grande do Sul melhorou sua posição no QS World University Rankings na edição 2024 divulgado nessa terça-feira, dia 27 de junho. O levantamento, que elenca as melhores universidades do mundo, coloca a UFRGS na faixa entre 691ª e 700 (na classificação anterior, era 751ª a 800), ganhando no mínimo 50 posições. No ordenamento nacional, ante o ranking anterior, a UFRGS saltou de 8ª para 6ª posição, na condição de empate com a Universidade Federal de Minas Gerais, que está na mesma faixa. Já entre as federais, apenas a Universidade Federal do Rio de Janeiro tem um ranqueamento melhor, localizada na posição 371ª no ranking global, o que deixa UFRGS e UFMG na segunda posição entre as federais. Foram avaliadas 1.497 em todo o mundo.
A publicação do Reino Unido ampliou os índices de avaliação nesta que é a 20ª edição do ranqueamento mundial de instituições de ensino superior, com a incorporação de três novos indicadores: Sustentabilidade, Resultados de Emprego e Rede Internacional de Pesquisa (estes dois últimos já presentes na edição de 2023, porém sem ponderações). Além desses novos aspectos avaliados, seguem os seis indicadores tradicionais: Reputação acadêmica, Reputação entre empregadores, Proporção de docentes por alunos, Citações por docentes, Proporção de estudantes internacionais e Proporção de corpo docente internacional. O Quacquarelli Symonds Ranking coloca pela primeira vez uma universidade brasileira entre as 100 melhores, com a Universidade de São Paulo na 85ª posição.
Detalhamento da UFRGS
Ao ocupar a faixa entre a 691ª e 700ª posição, dentre as 1.497 participantes, a UFRGS se colocou entre as 46,4% melhores instituições do mundo listadas na avaliação, sua classificação relativa mais elevada no histórico desse ranking. Quando consideradas apenas as universidades da América Latina, a UFRGS se classifica na faixa entre o 31º e 33º lugar, no conjunto de 192 instituições participantes dessa Região .
Analisando o desempenho da UFRGS nos diferentes parâmetros de avaliação, houve acréscimo na pontuação do indicador “Reputação Acadêmica” (índice de 28,5 para 28,6). E, em termos de classificação, obteve uma melhora no novo indicador “IRN – Rede internacional de pesquisa”, passando a ocupar o 412º lugar mundial. A secretária de Avaliação Institucional, Soraya Tanure, avalia: “Seguimos nos destacando na pesquisa e temos realizado contatos e parcerias com outras IES, o que fica claro no indicador ‘network’. Além disso, o QS também possui aderência com o mercado de trabalho e nos indica que devemos avançar na comunicação com a sociedade”.
De forma geral, as melhoras da Universidade são muito positivas nesse ranking de reconhecimento mundial, como complementa a secretária Soraya Tanure: “Ficamos satisfeitos em perceber o avanço da UFRGS no Ranking QS ao longo dos últimos anos. Este ranking possui uma grande variedade de indicadores e muitas vezes é utilizado por alunos estrangeiros para a escolha de universidades para intercâmbio”, destaca.
Fonte: UFRGS