Ufac e Embrapa realizam Dia de Campo sobre Manejo e Nutrição de Robustas Amazônicos

A Ufac, em parceria com a Embrapa Acre, realizou, na manhã de quinta-feira, 27, o Dia de Campo “Robustas Amazônicos: Manejo e Nutrição”. O evento ocorreu na área de cultivo de café do Campus Floresta da Ufac, em Cruzeiro do Sul (AC).

A programação incluiu estações temáticas sobre manejo da poda de renovação, recomendações de adubação pós-poda do café e o passo a passo para conduzir uma lavoura de Robustas Amazônicos.

Participaram do evento os professores Leonardo Tavella e Hugo Mota, juntamente com o consultor técnico James Maciel. Estiveram presentes também o chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena, e Daniel Lambertucci, da área de Transferência de Tecnologia.

“Estamos trazendo e mostrando os resultados do nosso trabalho desde 2017. Hoje, apresentamos dados e práticas para uma cafeicultura produtiva e sustentável. Dividimos o evento em estações, abordando desde a implantação da lavoura até o manejo de poda e adubação”, disse Leonardo Tavella em entrevista ao Juruá 24h.

Este dia de campo fez parte das atividades do projeto Ações de Transferência de Tecnologia na Cultura do Café Clonal (Robustas Amazônicos – Coffea canephora) no estado do Acre, executado pela Embrapa Acre com recursos financeiros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

“A realização deste Dia de Campo é fundamental para disseminar conhecimentos e práticas atualizadas sobre o manejo e a nutrição dos cafezais de Robustas Amazônicos. Estamos empenhados em capacitar os produtores locais com técnicas que aumentem a produtividade e a sustentabilidade das lavouras. A parceria entre a Ufac e a Embrapa Acre reforça nosso compromisso com o desenvolvimento agrícola da região, proporcionando aos cafeicultores acesso a informações essenciais para o sucesso de suas plantações”, acrescentou Hugo Mota.

O evento contou ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agronômica da Ufac, da Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafé) e das prefeituras de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

 

Fonte: ASCOM/UFAC