Sisu 2025: veja como acessar o resultado

Candidatos devem acessar o boletim na página do Sisu, via portal Acesso Único, para conferir resultado e classificação dentre as modalidades de concorrência. Lista de espera vai até 31/1

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Para conferir o resultado, aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 deverão acessar o boletim do candidato na página do Sisu, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O sistema informa a melhor classificação do candidato dentre as modalidades de concorrência para a respectiva opção de curso. Essa informação ajuda o candidato na hora de manifestar seu interesse na lista de espera. Nesta edição, foram ofertadas 261.779 vagas e 254.899 estudantes foram aprovados. 

Passo a passo para conferir o resultado do Sisu pelo Portal Único  

O participante deve acessar o 
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, pela URL https://acessounico.mec.gov.br e clicar em “consultar”. 

.

O participante será direcionado para fazer login com sua conta gov.br no Sistema do Sisu. 

.
Em seguida, o participante poderá verificar seu status na página inicial do sistema, que informará se foi aprovado em alguma das opções de curso.

.
Caso tenha sido aprovado, o candidato deverá fazer a matrícula na instituição de ensino no período de 28 a 31 de janeiro. Para isso, é necessário consultar a própria universidade ou instituto federal sobre a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula – se deve ser feita de forma digital e/ou presencial – e sobre os períodos e horários estabelecidos para realizar todos os procedimentos solicitados. Além disso, deve conferir a documentação necessária para a matrícula. 

.
Já candidato que não tiver sido aprovado pode manifestar interesse em participar da lista de espera para uma das opções de curso escolhidas também até 31 de janeiro. O sistema mostra a melhor classificação do candidato entre as modalidades de concorrência para cada curso, ajudando-o a decidir sobre a lista de espera

.

Também é possível fazer o download do comprovante de inscrição para registro pessoal, se desejar.

.

.Em caso de dúvidas ou dificuldades, é possível entrar em contato com a instituição de ensino superior ou consultar a Central de Atendimento do MEC, pelo telefone: 0800 616161.

Lista de espera – A convocação da lista de espera segue a ordem de classificação da chamada regular, mas só inclui os candidatos que manifestaram interesse na lista. Esta etapa deve seguir as orientações previstas no edital de cada instituição de ensino superior.

Para participar, o candidato deve acessar a página do Sisu no Portal Único de Acesso e, no boletim do participante, clicar no botão correspondente para confirmar a intenção de concorrer à lista de espera. A convocação dos alunos será feita pelas instituições entre 12 de fevereiro e 30 de setembro. Portanto, é fundamental que os candidatos acompanhem as convocações diretamente nos locais aos quais manifestou interesse.

Prouni e Fies – Outras opções, para quem não for aprovado na chamada regular do Sisu, são o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para quem atende aos critérios do Prouni, que está com inscrições abertas até 28 de janeiro, e deseja estudar em instituições privadas de ensino superior, há bolsas integrais (de 100%) e parciais (de 50%) sobre o valor da mensalidade do curso. Já com o Fies, os interessados podem disputar vagas para financiar os seus cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O participante pode, ainda, ser beneficiado por bolsa parcial do Prouni e pelo Fies simultaneamente.  

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.  

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu