Participantes afetados por problemas logísticos ou acometidos por alguma doença infectocontagiosa poderão sinalizar o ocorrido no Sistema Revalida até a próxima sexta (11).
Apartir desta segunda-feira, 7 de agosto, os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2 afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido de alguma doença infectocontagiosa poderão informar o ocorrido até o dia 11 de agosto (conforme prevê o edital do exame), pelo Sistema Revalida. As alegações serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o resultado da análise será divulgado no fim de agosto.
São considerados problemas logísticos: desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; bem como erro de execução de procedimento de aplicação que cause prejuízo ao participante. Já aqueles que foram acometidos de alguma doença infectocontagiosa listada em edital deverão inserir, no sistema do exame, documento que comprove a enfermidade.
O participante que tiver a solicitação aprovada terá direito à isenção da taxa de inscrição na 1ª etapa do Revalida 2024/1 mas, caso não se inscreva na edição, perderá tal direito.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) e tem como referência os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser aplicado pelo Inep, o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2023/2
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida
Fonte: INEP