Revista traz artigos sobre divulgação científica, políticas de permanência, representatividade feminina e destaca resistência no Sul
ACAPES publicou nesta quinta-feira, 31 de outubro, a edição de nº 40 da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). O exemplar traz debates sobre diversos aspectos da pós-graduação brasileira e presta uma homenagem ao povo gaúcho pelo enfrentamento às enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul em maio.
A revista traz, em um primeiro momento, dez artigos inéditos. Os textos abordam temas como a representatividade feminina e as políticas de permanência para mulheres na pós-graduação, avaliação de egressos e da formação para docência, e debates sobre educação e divulgação científicas.
A homenagem à resistência no Sul fica estampada na capa. Em destaque, uma foto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para representar a força das universidades nesse cenário. Pulicada on-line, a RBPG tem fluxo contínuo e nas próximas semanas serão incorporados novos artigos à esta edição.
Lista completa dos primeiros artigos da edição nº 40:
1) O programa de editoração científica CNPq/Capes e seu potencial diante da abordagem ciência aberta: considerações sobre fomento científico com base em um estudo do Edital;
2) A pesquisa de campo no contexto das doenças tropicais negligenciadas: interface entre ambiente acadêmico e comunidade externa;
3) Representatividade feminina na pós-graduação no sul do estado do Amazonas;
4) Experiência formativa e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará;
5) Doutores em Educação em Ciências (UFRGS, UFSM e FURG): perfil, inserção profissional e impacto da pandemia (COVID-19);
6) Ensino de Sociologia Escolar: elaboração de uma proposta pedagógica;
7) Educação científica, Educação Física e atividade epistemológica;
8) A formação para a docência universitária brasileira no histórico das políticas públicas de pós-graduação;
9) O campo acadêmico-científico no Brasil: uma análise histórica de suas propriedades;
10) Políticas afirmativas de acesso e permanência da mulher pesquisadora na Universidade de São Paulo.
Fonte: CGCOM/CAPES