Em nova edição do Ranking Latino-americano de Instituições de Ensino Superior, divulgado pela Times Higher Education, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) está, mais uma vez, entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe. O ranking de 2024 avaliou 214 instituições de 16 países, estando a Uece entre as 12 melhores estaduais do Brasil e em 1º lugar entre as estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ao lado da Universidade Estadual Santa Cruz – Bahia.
No destaque entre as estaduais do Norte e Nordeste, a Uece se encontra também em 1º lugar em dois indicadores: Ambiente de pesquisa, que mensura a produtividade da pesquisa, reputação e recursos recebidos; e Ensino, que analisa o ambiente de aprendizagem da universidade mensurado pela reputação de ensino, número de professores doutores e outros pontos.
Além disso, a Uece está em uma posição destacada entre as estaduais no indicador Indústria, que considera renda e patentes da instituição. Entre 2021 e 2024, a IES cearense obteve quatro patentes resultantes de pesquisas científicas. E mais, a Uece também se destaca no N/Ne em Qualidade da pesquisa e em Internacionalização.
Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a Uece tem se consolidado como uma grande instituição e um importante patrimônio do nosso povo, e o resultado do ranking da THE corrobora essa relevância. Graças à expertise e à engenhosidade das pessoas que fazem a Uece, é possível ampliar e fortalecer o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, além das relações com a indústria. O fruto disso é o impacto positivo no desenvolvimento social do estado e na vida das pessoas. Estamos em festa!”.
Nem todas as universidades conseguem entrar nos rankings da THE, sendo selecionadas apenas as instituições identificadas pelo periódico por atender sua principal exigência: a de ter realizado, nos últimos anos, pelo menos 200 publicações indexadas pelo Scopus, o maior banco de dados de resumos e de citações da literatura com revisão por pares, incluindo revistas científicas, livros e publicação em congressos.
Para a classificação, as universidades são julgadas em suas principais missões – ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. O Latin America University baseia-se em 13 indicadores rigorosos de desempenho utilizados também no THE World University Rankings, com adaptação dos pesos para refletir as características das universidades da América Latina.
Fonte: Uece