Projeto de pesquisa da Unochapecó é selecionado para financiamento da OUI

O projeto “Sustainable production by gender-driven social and economic movements: Brazil and Canada experiences on promoting UN 2030 Agenda SDGs (Cases: Pitanga Rosa-Brazil and La Maison Verte-Canada)”, uma colaboração de estudos realizada entre a Unochapecó (instituição proponente) e a Algoma University (instituição parceira), foi selecionado na chamada da OUI para Financiamento de Pesquisa Universitária Colaborativa sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Em janeiro de 2022 a OUI lançou uma convocatória convocando esses projetos de pesquisa das instituições membros e seus comunidades locais que abordarão a questão dos ODS e cooperação entre IES e comunidades. Entre as 234 propostas de 83 Instituições de 15 países das Américas que concorreram, o projeto da Unochapecó foi o único trabalho brasileiro escolhido. Os projetos serão executados em um período de 18 meses, entre 2022 e 2023.

O estudo dos Professores Giovanni Olsson (Unochapecó) e Sean Meades (Algoma University) tem como objetivo principal investigar o protagonismo de movimentos sociais e econômicos com foco em gênero (mulheres) e os limites e possibilidades de sua contribuição para a implementação da Agenda 2030 da ONU, a partir de dois casos específicos: Associação Pitanga Rosa (Brasil) e Associação La Maison Verte (Canadá).

A proposta é investigar as dificuldades e desafios na atuação dos movimentos sociais econômicos estudados, como a necessidade de aumentar a visibilidade de suas ações e resultados, o que permitiria maior reconhecimento por parte da comunidade e o fortalecimento das associações e, consequentemente, aumentar seu protagonismo.

Saiba mais sobre este e os outros projetos selecionados no site da OUI: oui-iohe.org/pt-br/ies-pesquisa-colaborativa/

Fonte: OUI