Resultado da Chamada Mobility Confap Italy-MCI foi divulgado pela Fapesc
Os professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Anete Alberton, Pablo Flores Limberger e Rafael Padilha dos Santos, são os coordenadores dos projetos aprovados na Chamada Mobility Confap Italy-MCI, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). O edital é destinado à mobilidade de pesquisadores brasileiros para universidades italianas.
A pesquisa coordenada pela professora Anete Alberton, Transições de Sustentabilidade: um estudo em ambientes inovadores no Brasil e na Itália, visa analisar, a partir de diferentes atores, como a aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e práticas ambientais, sociais e de governança ocorrem em ambientes inovadores nos dois países. A pesquisa será realizada em conjunto com a Università degli studi di Padova.
A pesquisa Branding de Alimentos Locais para Aumentar o Valor da Marca Baseado no Consumidor: Uma Análise Comparativa das Perspectivas Europeia e Brasileira, coordenada pelo professor Pablo Flores Limberger, será realizada em parceria com a Università degli studi di Modena e Reggio Emilia. O estudo visa contribuir para o conhecimento teórico e prático sobre como o branding impacta o valor da marca baseado no consumidor para alimentos locais, especialmente em diferentes contextos culturais e de mercado, por meio de uma análise comparativa das perspectivas europeia e brasileira.
A pesquisa O princípio da dignidade da pessoa humana como fundamento constitucional do direito das migrações para a efetivação de direitos no Brasil e na Itália no acolhimento e integração do migrante, aprovada pelo professor Rafael Padilha dos Santos, será realizada em conjunto com a Università la Sapienza. O objetivo é estimular e fomentar a pesquisa em constitucionalismo, direitos fundamentais e migrações, com abrangência internacional e comparada entre Santa Catarina e Itália, bem como criar uma rede de cooperação acadêmica internacional. O foco do estudo será a promoção de pesquisas, debates e a sensibilização sobre os direitos migratórios.
“O resultado da Chamada Mobility Confap Italy-MCI nos enche de orgulho, pois, dos seis projetos aprovados, três foram submetidos por pesquisadores da Univali. Serão pesquisas desenvolvidas em programas de doutorado sanduíche e pós-doutorado em áreas muito fortes dos nossos Programas de Pós-Graduação. É também uma forma de aprofundar a internacionalização dos grupos de pesquisa e permitir novas experiências aos discentes”, destaca o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.
“Estamos muito orgulhosos pela conquista dos nossos professores, pois ela reflete o constante investimento institucional na internacionalização da Univali. A mobilidade discente é um dos fortes pilares do nosso processo de internacionalização e temos certeza que as três pesquisas aprovadas trarão excelentes resultados aos Programas de Pós-Graduação envolvidos e, consequentemente, à sociedade”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
Fonte: ASCOM/UNIVALI