Aconteceu na segunda-feira passada, 25, oficina interna da diretoria da CAPES para consolidar o documento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O Plano é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Participaram da reunião Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, todos os diretores da Fundação e seus substitutos oficiais.
Este foi o quinto encontro interno para discussão do plano que orientará o SNPG no período de 2024 a 2028. Na ocasião, o grupo analisou uma proposta que teve como base o diagnóstico e as recomendações do relatório da Comissão Especial, o Plano Nacional da Educação (PNE) e o Plano Plurianual (PPA).
Um novo encontro será agendado para discutir a Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível, que está reunindo as demandas e prioridades de cada estado e do Distrito Federal para a pós-graduação. O documento resultante das discussões será consolidado e levado a consulta pública, a partir de outubro, contendo as diretrizes, objetivos, metas e estratégias que comporão o PNPG 2024-2028.
Bustamante ressaltou que o plano será o resultado de um “amplo processo de construção coletiva envolvendo os entes federativos, os atores do SNPG e os órgãos do Governo Federal”. Além da consulta pública à população e aos órgãos públicos, prevista para outubro, o PNPG será submetido à aprovação pelo Conselho Superior da CAPES, em dezembro.
Fonte: CAPES