Parceria entre Portal de Periódicos, Emerge e CAS promove workshop sobre empreendedorismo científico

Sessão será realizada no dia 29 de abril e abordará a transição da pesquisa acadêmica para o mercado

O Portal de Periódicos, em parceria com a Emerge — organização dedicada à expansão do ecossistema de deep techs no Brasil — e o CAS, divisão da American Chemical Society, promove o workshop “Levando sua pesquisa da bancada para o mercado: quais passos para empreender após a graduação e pós-graduação”. O objetivo é capacitar pesquisadores e pós-graduandos a transformar descobertas científicas em soluções de mercado.

A sessão discutirá o processo de transição da pesquisa acadêmica para o empreendedorismo, explorando temas como:

  • Primeiros passos para estruturar uma startup de base científica;
  • Identificação do potencial de mercado de projetos acadêmicos;
  • Casos de sucesso, como Brain4Care, Vonau Flash e Rizoflora;
  • Modelos de negócios para startups científicas: spin-off, startup deep tech e transferência de tecnologia;
  • Programas de incentivo e fomento: PIPE/FAPESP, Finep, BNDES, Embrapii;
  • Licenciamento e transferência de tecnologia: modelos de monetização da propriedade intelectual.

O workshop será realizado no dia 29 de abril, das 14h30 às 16h, com apresentação de Daniel Pimentel, da Emerge. Todos os participantes receberão certificado de participação.

O evento será transmitido via plataforma Teams, ambiente de treinamentos do Portal de Periódicos, que oferece funcionalidades de acessibilidade como legendas automáticas e suporte a pessoas com deficiência.

Inscrições

Caso ainda não tenha cadastro, acesse ENTRAR (canto superior direito do site do Portal de Periódicos) e clique em REGISTRE-SE. Após o cadastro, entre com seu usuário e senha e selecione o treinamento desejado. Clique em Solicitar inscrição e confirme em Sim.

Você receberá um e-mail com a confirmação e o link de acesso à sala virtual. O certificado será emitido após a participação no evento. Importante: é necessário estar logado na plataforma para visualizar as turmas com inscrições abertas.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe pelo e-mail: treinamento.periodicos@capes.gov.br

Sobre o Portal de Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira.

Fonte: CGCOM/CAPES