Mestra pela Unisc recebe Menção Honrosa do Conselho Federal de Psicologia

Mariluza Sott Bender é egressa do Mestrado Profissional em Psicologia 

A egressa do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mariluza Sott Bender, foi contemplada com uma menção honrosa pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) por seu trabalho intitulado “Transnarrativas: Uma Análise Cartográfica da Saúde das Pessoas Trans”.

A pesquisa, que se destacou na categoria “Práticas Acadêmicas”, foi reconhecida na lista de premiados divulgada pelo CFP no último dia 17 de outubro. O Prêmio João W. Nery, criado pelo CFP, tem como objetivo identificar e valorizar a atuação de profissionais, coletivos e organizações que promovem o cuidado, o respeito e a dignidade das pessoas trans por meio da Psicologia, alinhando-se aos direitos dessa população.

Saiba mais

A pesquisa objetivou cartografar as formas como a saúde atravessa a produção de subjetividade da pessoa trans, a partir de uma pesquisa de intervenção. Foram entrevistadas 10 pessoas trans e os resultados da análise foram divididos em cinco categorias: concepções de si e percepções da diferença: identificação enquanto trans; corpos trans e o início do processo de transição; histórias de vida: dissonâncias entre direitos e realidades; o início do processo de transição: profissionais e serviços in(acessados) e produção de subjetividades trans: o que a saúde tem a ver com isso?.

Como intervenções foram realizadas rodas de conversa de caráter educativo com 54 profissionais que atuam nos diversos setores do HSC; e 13 encontros do grupo de apoio a pessoa trans. Como produtos técnicos, foram elaborados o documentário “Transnarrativas” como forma de dar visibilidade às histórias e vivências frente ao preconceito e estigmatização que são enfrentados diariamente e o “Protocolo de Atendimento às minorias de gênero”, voltado a melhorar a humanização do cuidado ofertado a essa população.

O documentário está disponível no link  https://www.youtube.com/watch?v=YwRRfqJvvHY

 

Fonte: ASCOM/UNISC