O MEC (Ministério da Educação) prorrogou o prazo de inscrições no ProUni (Programa Universidade para Todos) após falhas no site de cadastro. O sistema seria encerrado nesta quinta-feira (4), mas será estendido até sexta (5).
Candidatos se queixam nas redes sociais desde terça-feira (2) sobre problemas no processo de inscrição. De acordo com os relatos, o sistema tem sumido com vagas antes anunciadas e não apresentava a nota de corte parcial para cada curso.
Essa classificação parcial serve como parâmetro para os candidatos identificarem se seus desempenhos no Enem são suficientes para conquistar a bolsa. Há possibilidade de mudar de curso e instituição dentro do período de inscrição.
Em nota, a pasta afirma que o sistema de ranqueamento estará disponível ainda nesta quarta (3).
“Ressaltamos ainda que, para garantir o direito de que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar do programa, o MEC prorrogará o prazo de inscrições do Prouni até sexta-feira (5)”, diz a nota.
“Os estudantes estão atirando no escuro, o que atrapalha diretamente a possibilidade de milhares terem acesso à sua vaga no ensino superior”, publicou a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). “O mais grave é que as vagas estão ‘sumindo’. Exigimos respostas imediatamente!”
No caso do sumiço de vagas, candidatos divulgaram o exemplo do curso de medicina na Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgão), em Teresópolis (RJ), que iniciou o processo de inscrição com a oferta de 61 vagas mas na manhã desta quarta apareceu com 50.
A pasta foi questionada mas não deu informações sobre alterações no número de vagas.
O processo seletivo do ProUni aberto neste momento é voltado para ingresso no 2º semestre deste ano. Como em todas edições, o candidato que quer participar precisa ter feito Enem, com nota mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame, e nota da redação superior a zero.
O ProUni oferece bolsas de 50% e 100% para instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado para alunos da rede pública, mas a partir deste ano passou a valer nova regra criada no governo Jair Bolsonaro (PL) que possibilita o acesso de estudantes de escolas privadas a vagas não preenchidas.
Pessoas com deficiência, pretos, pardos e indígenas têm a opção de concorrer às vagas destinadas às políticas afirmativas.
Na hora da inscrição, os candidatos podem selecionar duas instituições para concorrer, bem como dois cursos e dois turnos. As opções devem ser por ordem de preferência e os estudantes podem fazer alterações a qualquer momento durante o prazo de inscrição.
Será considerada válida a última opção confirmada na página do candidato quando o período de inscrição chegar ao fim.
VEJA O CRONOGRAMA DO PROUNI
INSCRIÇÃO
- 1º a 5 de agosto
RESULTADO DA 1ª CHAMADA
- 9 de agosto
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA 1ª CHAMADA
- 9 a 17 de agosto
RESULTADO DA 2ª CHAMADA
- 22 de agosto
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA 2ª CHAMADA
- 22 de agosto a 31 de setembro
PRAZO PARA LISTA DE ESPERA
- 5 e 6 de setembro
DIVULGAÇÃO DA LISTA DE ESPERA
- 9 de setembro
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA LISTA DE ESPERA
- 10 a 16 de setembro
Fonte: Folha de S. Paulo