Evento ocorre entre 3 e 5/12, debatendo estratégias e ações voltadas à promoção da comunicação pública desenvolvida pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelas universidades federais
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Assessoria de Comunicação Social (ACS), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) — realiza o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino entre os dias 3 e 5 de dezembro, em sua sede, em Brasília (DF). É a primeira vez em que a pasta reúne, de forma conjunta, gestores de comunicação de institutos e universidades federais.
O evento debate estratégias e ações voltadas a fortalecer a comunicação pública no relacionamento com a sociedade, assim como na difusão de informações da educação profissional e tecnológica (EPT) e da educação superior públicas, com foco na formação cidadã dos estudantes. Ao mesmo tempo, o encontro visa promover a capacitação dos gestores de comunicação que atuam nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas universidades federais. A programação completa está disponível na página do evento.
“O trabalho integrado na comunicação pública é fundamental para superar os desafios trazidos pela pluralidade de públicos e pelas novas formas de transmissão de conteúdos”, apontou o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini. “Por exemplo, existe uma ideia no Brasil de que se gasta muito com educação, quando, na verdade, o que temos é uma dívida histórica com esse setor, principalmente com as populações mais vulneráveis. Esse encontro, então, é essencial para pensarmos em soluções e ferramentas efetivas para comunicar melhor os investimentos feitos na educação.”
De acordo com o secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli, “é preciso levar para os estudantes, professores e gestores as políticas como elas de fato acontecem e, para isso, a comunicação é fundamental. Os encontros realizados durante esta semana permitirão que todos possam falar e ouvir em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O nosso papel é pensar em formas de garantir que a sociedade conheça as ações e iniciativas e receba, efetivamente, o benefício delas”.
O secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, defendeu a importância da comunicação para esse processo. “Comunicar todo esse processo para o público, em uma era na qual a comunicação tem cada vez mais centralidade nos meios digitais, é um grande desafio e, por isso, esse evento se mostra tão importante. Temos aqui mais de 100 instituições federais e precisamos pensar em conjunto nas formas mais efetivas de dialogar com a população”, afirmou. “Em 2025, teremos mudanças para o ingresso na carreira de técnicos-administrativos, com mais autonomia das instituições federais para escolherem que profissional contratar, como a comunicação”, adiantou.
Participantes – Também estiveram presentes, na mesa de abertura do evento, o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), Rafael Almada; e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e da Sesu