Audiência pública realizada nesta quarta (23) no Senado Federal tratou dos desafios de trabalhar nas escolas os temas da proteção da biodiversidade e do desenvolvimento socioambiental sustentável
O Ministério da Educação (MEC) esteve presente em audiência pública conjunta, realizada pelas Comissões de Educação e Cultura (CE) e de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, nesta quarta-feira, 23 de abril. O encontro debateu os desafios para uma educação comprometida com a justiça social e climática, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental sustentável.
A pasta foi representada pela coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do MEC, Viviane Vazzi. Segundo ela, esse é um debate que o Ministério tem conduzido em parceria com outras instâncias.
“O que estamos fazendo e que está em fase de aprovação é a Política Nacional de Educação Ambiental Escolar, que tem esse destaque porque há uma necessidade de se estruturar o tema a partir de programas e ações. Entre os desafios, está colocar isso em sala de aula de maneira cuidadosa, sem criar ansiedade climática, sem agravar as injustiças climáticas. É uma caminhada muito urgente de todos nós”, destacou Viviane.
Também participaram do evento representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE); do Fórum Nacional de Educação (FNE); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Maranhão; do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e da Secretaria de Educação do Pará.