Há cerca de um ano atrás, a Universidade de Rio Verde vivenciava mais um importante momento em sua trajetória e que impactou positivamente a jornada acadêmica e o cenário da produção científica, com a entrega dos Laboratórios Multiusuários II, no dia 16 de fevereiro de 2024. O espaço que reforça o compromisso da instituição em proporcionar infraestrutura de ponta para a pesquisa e o ensino, representa também um investimento estratégico para fomentar a interdisciplinaridade e elevar o padrão de excelência no ensino superior.
O Bloco conta com mais de 30 laboratórios distribuídos em uma área de mais de 3 mil metros quadrados, criando um ambiente propício para a integração e o compartilhamento de recursos. O espaço favorece não apenas a prática laboratorial, mas também o ensino-aprendizagem e o apoio pedagógico, proporcionando aos acadêmicos uma vivência mais completa e alinhada às exigências do mercado e da pesquisa científica.
Aproximadamente R$13 milhões foram investidos em uma infraestrutura prática e moderna e na compra de equipamentos atualizados de alto nível, tudo para garantir o avanço das pesquisas e do projeto pedagógico dos cursos ofertados pela instituição. O espaço conta com telas interativas nos laboratórios de Imaginologia e os mais modernos bonecos de simulação realística. Também possui laboratórios de Bromatologia, Zoologia e Entomologia, Fisiologia Vegetal, Semiologia e muito mais.
Com um ano de funcionamento, os Laboratórios Multiusuários II têm desempenhado um papel essencial na formação acadêmica, impulsionando pesquisas, contribuindo para a formação prática. Estudantes, professores e servidores celebram esta conquista, que reafirma a missão da Universidade em oferecer condições ideais para o desenvolvimento científico e acadêmico.
Laís de Matos é acadêmica do 5º período de Medicina Veterinária e lembra com carinho as aulas que teve no local ano passado. “É um espaço muito bem estruturado, com iluminação boa e equipamentos excelentes. A estrutura do Multiusuários II atende todos os alunos desde o aprendizado até os armários para guardar os nossos pertences.Durante minhas aulas lá, os microscópios ajudaram bastante na realização das práticas, “comenta a estudante.
O coordenador dos Laboratórios, professor Me. Alex Anderson de Oliveira, reforça que o local beneficia não apenas os pesquisadores, mas também proporciona novas oportunidades de aprendizado prático e formação de profissionais qualificados, oferecendo aos acadêmicos a oportunidade de ver e colocar em prática o que é ensinado em sala de aula: “este é um espaço moderno e de tecnologia, que vai servir de aprendizado para todos. Os laboratórios são uma grande conquista, que envolve muitas pessoas e muitos setores; eles foram pensados principalmente para os nossos acadêmicos,” afirma Alex.
Para o egresso da Faculdade de Enfermagem, Rafael Nunes, passar pela graduação e contar com aulas no Multiusuários II e contar as tecnologias disponíveis proporcionou mais segurança para os estágios, permitindo desenvolver habilidades práticas essenciais para o atendimento nas unidades de saúde. “Com toda essa estrutura, os discentes se sentem mais preparados e confiantes antes de ingressarem nos estágios nas unidades de saúde e comunidades do nosso município, aprimorando a qualidade da assistência prestada, “ completa Rafael, que também foi monitor das disciplinas de Assistência de Enfermagem I e II.
Ministrando disciplina Multiusuários II, a professora da Faculdade de Engenharia Mecânica, Dra. Fabíola Medeiros avalia a estrutura do local como excelente e de grande contribuição na jornada acadêmica. “A infraestrutura do laboratório de química geral é de excelência e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico dos alunos. A infraestrutura também oferece a base prática para que os estudantes possam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, além de ser um ambiente onde as habilidades técnicas podem ser desenvolvidas de forma segura,” comenta a professora
“É muito bom ver que os nossos acadêmicos e professores utilizam esse local de ensino e pesquisa há um ano. É motivo de muita alegria para nós da UniRV vivenciar diariamente a utilização do nosso Bloco de Laboratório Multiusuários II para a jornada acadêmica, compartilhando conhecimento e respirando ciência.“ finaliza o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Jornalista Vanderli Silvestre – Editora-Chefe CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos
Fonte: Equipe Ascom UniRV