As inscrições devem ser realizadas pelo site da premiação. Podem participar estudantes matriculados em cursos de graduação de qualquer área. Prova que vai selecionar vencedores será aplicada em 1º de dezembro
Estudantes de ensino superior interessados em participar do Prêmio Talento Universitário têm até sexta-feira, 1º de novembro, para se inscrever no site da premiação. O certame é organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — e concederá bolsas de R$ 5 mil aos primeiros mil colocados da prova, sendo 50 deles pessoas com deficiência (PCDs). Os vencedores serão selecionados por meio de uma prova a ser aplicada no dia 1º de dezembro deste ano em 61 cidades. O resultado será publicado em 31 de janeiro de 2025.
Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e ingressaram no ensino superior em 2024. É preciso estar matriculado em curso de graduação (presencial ou a distância) de qualquer área do conhecimento de instituições públicas, privadas ou militares. O candidato não pode estar em débito com a Capes ou com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Prova – Com 80 questões de conhecimento gerais de múltipla escolha, o exame será realizado via computador, em locais a serem definidos pela Capes, e terá duração de 4 horas, com início às 14h30 (horário de Brasília). O objetivo do prêmio é reconhecer o desempenho dos estudantes que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas. Também tem a finalidade de subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas, além de incentivar a formação de alunos que tenham se matriculado no ensino superior no ano de 2024.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes