Nesta edição, o programa tem como tema “Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas de biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia”
A Imersão Científica 2025, do programa Futuras Cientistas, está com as inscrições abertas até o próximo dia 30. O projeto é uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ambos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Nesta edição o projeto tem como tema “Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas de biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia”. Em janeiro de 2025, 470 alunas e professoras da rede pública estadual irão participar de 90 projetos desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições científicas parceiras espalhadas em todo o território nacional.
Durante o período, as participantes irão atuar em projetos monitorados por especialistas, abordando temas como biotecnologia, linguagens de programação, cosmética, células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e fake news na ciência. Elas ainda passarão por atividades que incluem workshops práticos, palestras com cientistas renomados e atividades de campo, todas focadas em temas atuais da ciência e tecnologia.
Para participar do programa, as alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras da rede pública interessadas devem acessar o site oficial do CETENE, preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação necessária.
Enquanto participam da imersão científica, as selecionadas receberão um auxílio de R$ 600, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um kit com materiais necessários para a realização dos experimentos previstos.
Das 470 vagas ofertadas, 160 serão para alunas de escolas da rede pública estadual regulares, 160 serão para alunas de escolas de ensino integral, semi-integral ou técnico e 150 vagas serão para professoras de ensino médio vinculadas a rede pública. Dentro desses números, ainda há a reserva para mulheres pretas, pardas, indígenas, quilombolas, trans e travestis.
Segundo o CENTENE, a divisão das vagas será feita por regiões, 160 vagas para o Nordeste, 105 vagas para o Sudeste, 95 vagas para o Norte, 55 vagas para o Sul e sendo 45 vagas para o Centro-Oeste.
Programa Futuras Cientistas
Criado em 2012, o programa Futuras Cientistas alcançou abrangência nacional em 2023, após uma década de atuação apenas na região Nordeste. Com o apoio do CNPq e do MCTI, o projeto passou a contar com núcleos em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Segundo o CETENE, cerca de 70% das participantes são posteriormente aprovadas no vestibular e, desse grupo, 80% escolhem áreas de Ciência e Tecnologia.
Fonte: MCTI