Inovação: Inep apresenta nova plataforma de automação de fluxos

Ferramenta agregará na inovação tecnológica dos processos internos da Autarquia. Objetivo é otimizar procedimentos e aumentar a eficiência nos níveis estratégico, tático e operacional

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou, nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, uma nova plataforma de automação de fluxos de trabalho baseada na nuvem, com a finalidade de ampliar o rol de soluções para procedimentos internos e incrementar a capacidade técnica e tecnológica da Autarquia. A plataforma permitirá que a Autarquia simplifique e automatize processos e projetos, nos níveis estratégico, tático e operacional, visando a uma maior eficiência e eficácia na gestão e nas entregas a serem feitas.

De acordo com o diretor do Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados (CETIC), Fernando Szimanski, a plataforma “atende a instituição de ponta a ponta”. “Trata-se de uma ferramenta integrada para serviços corporativos. Com isso, qualquer solução, desde um processo interno a uma entrega para o cidadão, pode ser construída por meio dela”, comentou Szimanski.

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A gama de aplicabilidades contempla desde a criação de sistemas para gestão de contratos e outros procedimentos internos até a otimização tecnológica em pesquisas, avaliações e exames aplicados pelo Inep, como nos casos dos censos educacionais, nos quais há a necessidade de uma coordenação com diversos agentes de atuação, por todo o território nacional. Todas as áreas do Instituto devem ser impactadas pela ferramenta, que, no entendimento de Szimanski, “agregará em termos de inovação”.

“É um mundo de possibilidades. Podemos melhorar todos os trabalhos finalísticos e, também, das áreas meio. Com certeza, teremos um ganho administrativo e institucional. Qualquer processo de trabalho pode ser automatizado, de acordo com a atividade de cada setor”, disse o diretor do CETIC. “Processos internos, que demoram meses, podem ser resolvidos rapidamente”, acrescentou Szimanski.

Implementação – O uso da plataforma, no dia a dia do Instituto, ocorrerá gradualmente. A projeção é de que, nos próximos 30 dias, seja feito um mapeamento das prioridades e de possíveis implementações. Além disso, estão previstas capacitações para agregar conhecimento técnico e prático aos servidores e colaboradores.

Nesse contexto, Fernando Szimanski destacou a usabilidade da plataforma. “Ela pode ser utilizada por pessoas que não necessariamente sejam da área de TI. É algo prático e que, com uma capacitação relativamente simples, empodera quem a usa, no sentido de viabilizar a solução de demandas”, pontuou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep