Implementação do novo Enem é tema de reunião do Conselho Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação realizou, nesta quinta-feira, 10 de outubro, reunião técnica sobre as atividades de implementação do Novo Ensino Médio. O diretor de Avaliação da Educação Básica, Carlos Roberto Pinto de Souza, e o coordenador-geral de Exames para Certificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eduardo Carvalho Sousa, participaram da mesa de discussão O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua implementação.

Na ocasião, Eduardo Sousa apresentou os desafios e as perspectivas que envolvem o Enem, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. De acordo com as novas diretrizes, as matrizes do Enem e dos demais processos seletivos para o acesso à educação superior deverão necessariamente ser elaboradas em consonância com a BNCC e o disposto nos referenciais para a elaboração dos itinerários formativos, que podem ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, dada a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.

De acordo com o Parecer nº 03 do CNE, a realização do Enem se daria em duas etapas: “A primeira, com referência à BNCC, que irá avaliar competências gerais, avaliação interdisciplinar; e a segunda, com os Itinerários Formativos do ensino médio”, destacou Eduardo Sousa. O estudante inscrito no Enem escolherá as provas do exame da segunda etapa de acordo com a área vinculada ao curso superior que pretende cursar. As instituições de ensino devem orientar os estudantes no processo de escolha do seu itinerário formativo.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e das redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, em todo o Brasil.

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• Confira o Parecer nº 03 do CNE

• Veja a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)

Fonte: INEP