O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira, 6 de maio, que não haverá necessidade de reutilizar, no Enem 2022, questões de edições anteriores da prova. Portanto, o exame desse ano terá apenas questões inéditas.
Segundo o presidente do Inep, Danilo Dupas, a atual gestão conseguiu realizar o pré-teste de mais questões para o Banco Nacional de Itens (BNI), que está defasado.
“O mais importante é que a equipe me garantiu que temos itens suficientes para fazer o Enem 2022 e que realizamos pré-testes os quais vão contribuir para a edição de 2023”, afirmou Dupas. A partir de 2024 o Enem sofrerá alterações e necessitará de um novo banco de itens.
BNI escasso
No mês passado, coordenadores e diretores do Inep recomendaram a reutilização de questões aplicadas em provas anteriores do Enem. O motivo era a falta de itens previamente testados. A escassez do Banco Nacional de Itens é um problema conhecido do Inep desde 2020.
Para uma questão entrar na prova do Enem é necessário que ela seja testada. Por isso, o Inep realiza pré-testes durante o ano por meio de outros exames de avaliação, como o Talento Universitário. Por causa da pandemia, poucos estudantes participaram desses exames e não foi possível testar os itens em uma quantidade suficiente para repor o banco.
O Inep não informou como testou os novos itens depois da recomendação dos coordenadores e diretores.
Enem PPL adiado
Hoje, o Inep também informou que decidiu adiar para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023 as provas do Enem para privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Enem PPL. Geralmente, o Inep também usa essas datas para a reaplicação do Enem.
Com o adiamento, é provável que o resultado do Enem 2022 seja publicado somente em fevereiro de 2023. Havia expectativa que ele fosse divulgado em janeiro, como nas edições antes da pandemia.
Enem 2022
As inscrições para o Enem 2022 serão abertas na próxima terça-feira, dia 10. Elas poderão ser feitas até o dia 21 de maio. Ontem, o Inep anunciou que a taxa de inscrição também poderá ser paga via Pix e cartão de crédito. O valor continua em R$ 85.
As provas do Enem 2022, tanto a versão impressa quanto a digital, serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.
Fonte: Brasil Escola