Egressos da UFSC conquistam 1º e 3º lugares no Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo

A egressa Gabriele de Oliveira da Silva, formada em 2023.2, e o egresso William Canan da Costa, formado em 2024.1, conquistaram, respectivamente, o 1º e 3º lugares na categoria Jornalismo Universitário do 4º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo. A solenidade de entrega foi na noite de segunda feira, dia 24 de março, no auditório Antonieta de Barros na Assembleia Legislativa de Santa Catarian (Alesc). A premiação é uma parceria entre a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

O trabalho de Gabriele, Pelo fim do direito de matar: Violência e letalidade policial em Florianópolis, é o seu TCC, concluído no segundo semestre de 2023 e defendido em março de 2024. Trata-se de uma grande reportagem em texto contando o caso de dez famílias que perderam seus filhos para o Estado, entre 2019 e 2023, mostrando o histórico da violência e letalidade policial nas comunidades de Florianópolis – com foco no Maciço do Morro da Cruz. No discurso como vencedora, Gabriele dedicou o prêmio às famílias que aceitaram contar suas histórias. A orientação foi da professora Tattiana Teixeira e a banca de avaliação foi formada pelos professores Samuel Pantoja Lima e Isabel Colucci Coelho.

Willian também inscreveu o próprio TCC, Entre Vias, um programa de TV em que, a cada episódio, aborda uma rua de Florianópolis e região. O episódio piloto foi sobre a Rua Felipe Schmidt, a mais movimentada e principal rua do comércio da capital catarinense. O programa foi dividido em três blocos: o primeiro deles mostra a história da rua; o segundo exibe as pessoas que vivem, trabalham e frequentam todos os dias; e o terceiro traz um levantamento dos problemas que atingem a região. O trabalho foi orientado pelo professor Fernando Antonio Crocomo e teve na banca a jornalista Maria Woldan e a professora Isabel Colucci Coelho.

Na solenidade de entrega do prêmio, foi feita uma homenagem à jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo, que também é formada pela UFSC.

Formada na UFSC, a jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo, foi homenageada no evento. Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

Prêmio de Jornalismo de Educação

Na última segunda-feira, também foi divulgado o resultado do 6º Edital de Jornalismo de Educação, projeto da Associação de jornalistas de educação (Jeduca) realizado em parceria com a Fundação Itaú. Uma série de reportagens sobre a expansão da educação a distância (EaD) no ensino superior, escrita por Bárbara Schroeder, ficou em primeiro lugar. O conteúdo foi apresentado como TCC do curso de Jornalismo da UFSC em 2024. “Eu notei que existiam muitas reportagens sobre as matrículas EaD, mas de uma forma muito ‘oficialesca’, ouvindo fontes bem institucionais, mas poucos conteúdos focando na experiência dos alunos, tutores, professores, gestores e a família dos alunos”, comenta Bárbara sobre a escolha do tema.

A fim de apresentar duas perspectivas no trabalho, além das histórias dos personagens, Bárbara utilizou técnicas de apuração de jornalismo de dados para trazer análises mais profundas do tema. A série de cinco reportagens aborda: o perfil dos estudantes da educação a distância; o cenário dos cursos de licenciatura a distância; a revisão das regras da EaD pelo Ministério da Educação (MEC); a atuação de grupos educacionais do setor privado; e a mobilização estudantil na modalidade.

Os TCCs foram selecionados entre 85 projetos inscritos na categoria Estudante, que teve a participação de trabalhos de 18 unidades da federação. Além de Bárbara, também foram premiadas Vitória Carolline Floro da Silva, da Universidade Católica de Pernambuco, e Katellyn Natália Tavares Nascimento, da Universidade Estadual da Bahia.

Fonte: ASCOM/UFSC