Informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira
O Ministério da Saúde confirmou, nesta terça-feira (17/3), que o Distrito Federal já registra um caso de transmissão local do novo coronavírus. Isso significa que um paciente foi infectado com a Covid-19 sem viajar para o exterior.
Continua depois da publicidade
O dado foi apresentado com o novo balanço da pasta, que confirma também uma morte no país e 291 casos confirmados, sendo 22 no Distrito Federal (incluindo o caso de transmissão local). São Paulo lidera o ranking estadual de casos confirmados, com 164.
O Ministério ainda investiga se o Distrito Federal registra transmissão comunitária (quando não é mais possível verificar a origem da infecção em alguns pacientes). Segundo a pasta, há seis casos de Brasília em avaliação que, se confimados, será impossível verificar a origem. Nesse cenário, a transmissão comunitária estará confirmada.
Até o momento, somente os municípios de Rio de Janeiro (oito casos) e São Paulo (17) têm transmissão comunitária confirmada. Já a transmissão local, além do Distrito Federal, foi confirmada em sete estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Queda do secretário
Na segunda-feira, o ministério chegou a anunciar que havia transmissão comunitária no DF. A informação foi corrigida logo depois. O episódio foi apontado como o principal motivo para a saída de Osnei Okumoto da Secretaria de Saúde, decisão tomada pelo governador Ibaneis Rocha à noite.
Foto: AFP
Fonte: Distrito Federal registra primeiro caso de transmissão local do coronavírus – Cidades