Material traz orientações e esclarece dúvidas acerca da coleta e do sistema de envio de dados relativos à pesquisa estatística
Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a versão atualizada da Cartilha de Orientação do Censo da Educação Superior. O material, publicado na última sexta-feira, 17 de janeiro, no portal da Autarquia, tem como objetivo fornecer, de forma sucinta, informações sobre a coleta e a sistematização de dados relativos à pesquisa estatística.
Entre os pontos abordados na cartilha, destacam-se: as responsabilidades das instituições de ensino superior; a metodologia de coleta de dados; informações cadastrais do usuário; o Sistema Censup e suas características, entre outros.
Coleta – A declaração de dados para o Censo da Educação Superior é obrigatória para todas as instituições públicas e privadas, conforme o artigo 4º do Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008, que dispõe sobre o censo anual da educação. A coleta abrange todos os cursos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnológico, além dos cursos sequenciais de formação específica, nas modalidades de ensino presencial e a distância.
O não preenchimento completo da pesquisa estatística impede a realização de diagnósticos e o acompanhamento da série histórica das informações estatísticas da educação superior, prejudicando o cálculo de indicadores, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).
Confira a Cartilha de Orientação do Censo da Educação Superior
Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior