Coletivo Direito Delas, formado por alunas da Unaerp, elabora Cartilha sobre Violência contra a Mulher

O Coletivo Direito Delas, grupo feminista de caráter interseccional que conta com a participação de alunas da Unaerp, elaborou, entre os meses de abril e junho, a Cartilha sobre Violência contra a Mulher. O material, que aborda questões como formas de violência, leis que se aplicam em cada cenário e canais de ajuda, pode ser acessado gratuitamente neste link.

A Diretora do Comitê de Redação do Coletivo, Isabela Brettas, diz que a divulgação do material está sendo realizada por meio das redes sociais e que o objetivo é fazer com que o assunto seja compartilhado de forma gratuita. “Pretendemos distribuir a cartilha impressa em algumas comunidades e deixar o QR Code em bares e restaurantes.  Nós entendemos que livros e, muitas vezes, consumir conteúdos de qualidade acabam sendo algo muito caro e a cartilha é um documento informativo sobre violência contra a mulher, então a nossa intenção é fazer com que esse assunto se dissemine, de uma maneira acessível”, destaca.

Para a produção da cartilha, foram utilizados outros materiais informativos como forma de embasamento em relação ao design e conteúdo, já que o intuito era desenvolver um material didático adequado às normas jurídicas e pautas sociais atuais. Além disso, obras literárias, como a da escritora e teórica feminista Bell Hooks, também foram fonte de referência para a criação.

A cartilha foi elaborada pelo Comitê de Redação do Coletivo, com participação das alunas Isabela Brettas; Sabrina Chaud, Lívia Greggi, Letícia Tonetto e apoio de Ana Clara Garcia Braghini e a Letícia Vasconcelos, integrantes da Diretoria Geral, que auxiliaram no desenvolvimento do layout do informativo. Após a finalização, o conteúdo do material foi revisado por docentes e advogadas criminalistas.

Coletivo Direito Delas – Fundado em 2021, o Coletivo Direito Delas consiste em um grupo feminista que tem objetivos educacionais e de conscientização social sobre equidade de gênero e pautas anticapacitistas; antirracistas e antilgbtfóbicas.

Formado por alunas de diferentes cursos da Unaerp, o grupo atua principalmente em ações realizadas na Universidade, como palestras, rodas de leitura e discussões sobre temáticas como feminicídio e a Lei Maria da Penha, além de participação em causas sociais, programas televisivos e também no Instagram.

O Coletivo finalizou recentemente, no dia 30 de maio, a segunda campanha de arrecadação de absorventes, que contou com contribuição de alunos e professores. A ação, que arrecadou mais de 13 mil absorventes, foi uma parceria com o projeto Sobre Nós, uma organização que atende e arrecada absorventes para mulheres em estado de vulnerabilidade, contribuindo para a luta contra a pobreza menstrual na cidade de Ribeirão Preto e em todo o Brasil.

 

Fonte: Unaerp