Luiz Guilherme Maciel participará da FISU World University Championship Orienteering 2024, na Bulgária
Desde os 12 anos, o jovem Luiz Guilherme Maciel vem sendo destaque na corrida de orientação, esporte em que o atleta deve correr por um mapa selecionado com o auxílio de uma bússola. Durante o percurso, o competidor passa por uma sequência de pontos exigidos pela prova e vence aquele que completar o trajeto no menor tempo possível.
O estudante de Educação Física da Unifor começou a praticar o esporte no Colégio Militar de Fortaleza, onde passou oito meses treinando. Logo foi convocado para o campeonato brasileiro e para seu primeiro mundial escolar, que ocorreu na Estônia em 2019. Desde seu campeonato de estreia até os dias atuais, o atleta já participou de duas competições mundiais escolares, uma na Estônia e outra na França em 2022, e foi convocado para o mundial Júnior sub-20, que aconteceu ano passado na Romênia. Além de ser campeão brasileiro de orientação, tanto na categoria floresta quanto urbano, o atleta também é campeão sul-americano de orientação longa e orientação urbana.
Após sua trajetória estudantil com tantas conquistas já obtidas, o aluno decidiu investir em sua carreira no esporte universitário. Para isso, conta com o apoio e incentivo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Atualmente, o estudante está na Escócia, competindo no Campeonato Mundial de Orientação (World Orientation Championships – WOC) e logo voltará para com o objetivo de se preparar para seu próximo desafio.
“Eu sou desportista de atletismo e tenho muito orgulho disso. Sou muito grato por tudo, principalmente pela minha treinadora e professora da Unifor, Sônia Ficagna, que faz minha preparação física. Se não fosse por ela, na verdade, eu não chegaria nem perto de onde estou agora”, ressalta Luiz.
O jovem representará a Unifor e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário no “FISU World University Championship Orienteering 2024” (Campeonato Mundial de Orientação Universitária) que acontecerá em Bansko, Bulgária, no período de 1º a 5 de agosto e reunirá atletas universitários de diversos países do mundo, visando promover a prática do esporte e incentivar intercâmbio cultural.
Com apenas 19 anos, Luiz é o atleta mais novo convocado para o campeonato. O aluno também falou sobre suas expectativas para as provas em que competirá, uma prova urbana e uma prova de percurso médio: “Onde correremos é um local bem íngreme e elevado, mas minhas expectativas são muito altas. Então, ao mesmo tempo que vai ser interessante, vai ser uma prova muito difícil e pesada”, comentou.
Com todo o suporte, incentivo e uma determinação inabalável para competir, Luiz Guilherme Maciel está pronto para deixar sua marca na história da corrida de orientação, contando com o apoio da Universidade de Fortaleza.
Estímulo à prática esportiva
O apoio aos atletas é incentivado de diversas maneiras, como bolsas de estudo esportivas, instalações e recursos esportivos de qualidade, apoio técnico e treinamento especializado. A Unifor desenvolve também diversos programas e projetos esportivos para atender à comunidade, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, sob a coordenação da Divisão de Atividades Desportivas (DAD), com o objetivo de estimular a adoção de hábitos saudáveis, com foco em atividades físicas e na prática do esporte.
A universidade dispõe de um Parque Desportivo, que conta com piscina semiolímpica, estádio de atletismo, ginásio poliesportivo, campo society, arena de beach tennis e quadras de tênis. Além dos diversos espaços para prática esportiva, a DAD gerencia quatro projetos, sendo um de incentivo ao esporte, contemplando oito equipes esportivas; a Escola de Esporte, projeto de responsabilidade social mantido pela Fundação Edson Queiroz; além de dois eventos anuais, a Corrida Unifor e os Jogos Internos.