A Revista de Educação Superior e Sociedade ( ESS ) do Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) estende o prazo para a chamada do Dossiê temático intitulado: ” Os Futuros da Educação Superior na América Latina e no Caribe ”.
Em 2021, assistimos a várias ações (eventos e iniciativas) de caráter global e de grande importância para o Ensino Superior, que colocam desafios que devem ser enfrentados pelos sistemas e instituições nacionais, e que requerem uma análise e debate aprofundados por parte da comunidade acadêmica.
A primeira delas foi o lançamento – em novembro de 2021 – da iniciativa da UNESCO sobre Futuros da Educação , um esforço global para reimaginar como o conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Após um intenso processo de produção colaborativa, surgiu o documento “ Reimaginando nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação ”.
No âmbito desta mesma iniciativa, a UNESCO IESALC também contribuiu para a discussão com o Projeto ” Os futuros do ensino superior “ que visa estimular o pensamento e as ideias criativas sobre o futuro do ensino superior até 2050 e por meio de consultas com especialistas em ensino superior , com o público em geral e com os jovens. Desta forma, foi elaborado o Relatório “Pensar além dos limites: perspetivas sobre o futuro do ensino superior até 2050” .. Bem como, um relatório sobre o futuro do ensino superior, que será publicado no final deste mês de setembro de 2022, com o título “O ensino superior que queremos: as vozes dos jovens sobre os futuros do ensino superior”.
A terceira ação foi a organização da Conferência Mundial sobre Educação Superior realizada em Barcelona, Espanha, em maio passado, que resultou no documento “Além dos limites. Novas formas de reinventar o ensino superior”. Um “roteiro” para a próxima década.
Assim, nesta ocasião, o Dossiê “Os Futuros da Educação Superior na América Latina e no Caribe” -que será editado por Elia Marum Espinosa (Universidade de Guadalajara, México), Cristian Perez Centeno (Universidade Nacional de Tres de Febrero, Argentina) e Emma Sabzalieva (UNESCO IESALC)- convoca a apresentação de artigos que se relacionem criticamente com as ideias expostas nos relatórios produzidos sobre os eventos e iniciativas acima mencionados e, com base em estudos e pesquisas que se refiram aos debates atuais e propostas para o futuro, envolvidos nos referidos documentos, analisam, de forma contextualizada, regional ou nacional, suas formulações em relação à Educação Superior na América Latina e no Caribe.
Convidamo-lo a fazer as suas submissões através da plataforma da Revista Ensino Superior e Sociedade (ESS).
A nova data limite para a submissão de artigos deste novo dossiê temático que fará parte do Volume 35, número 1 (primeiro semestre de 2023) é no próximo dia 28 de fevereiro de 2023 .
Todos os artigos recebidos serão submetidos a uma avaliação externa anônima (duplo cego) por pares.
Para mais informações, escreva para ess-iesalc@unesco.org
Fonte: IESALC/UNESCO