O Presépio do Vaticano já se encontra na Praça Cívica, em Goiânia. A obra, trazida pela primeira vez ao Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Arquidiocese de Goiânia, com apoio do governo estadual, ficará exposta para visitação do público até o dia 5 de janeiro.
O Presépio é a maior obra de Artese, tem 150 m² e reproduz a cidade de Matera, na Itália, instituída patrimônio da humanidade pela Unesco. “O presépio tem uma estética própria da cultura italiana, mesclado a personagens do dia a dia. O Natal é para toda a humanidade e a vinda do presépio é uma deferência especial ao Brasil, ao povo de Goiás e um reconhecimento especial à fé do nosso povo”, destacou o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado.
O presépio foi exposto no Vaticano no último Natal e foi visitado por 2 milhões de pessoas, entre elas, o papa emérito Bento XVI. Além do cenário, existe todo um jogo de iluminação e música de forma a instigar os visitantes a adentrarem na obra de arte. Em meio às 100 imagens em terra-cota, o Presépio reproduz a cidade de Matera no ano de 1950.
“A ideia é trazer à memória valores importantes daquela civilização: a importância da família como núcleo fundamental da sociedade e da economia daquela cultura. Uma sociedade integrada na solidariedade é o cenário ideal para a natividade. É neste contexto que a vinda de Cristo faz sentido”, reflete o artista, que tem mais de 50 presépios espalhados pelo mundo.
– Confira a matéria sobre o lançamento do Presépio [ aqui você pode conferir mais imagens] :