A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (5) o acordo de cooperação na área da educação entre Brasil e Irlanda (PDS 162/2017).
No relatório que apresentou à comissão o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) lembrou que a Irlanda é um dos países mais procurados por estudantes brasileiros. Segundo ele a procura se dá para estudos universitários, pesquisas e intercâmbios. A matéria segue para análise do Plenário do Senado.
Qualidade
A mensagem do Itamaraty ressalta que a cooperação pode incluir o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores, além de programas e projetos desenvolvidos pelos Ministérios da Educação de ambos os países.
O acordo também prevê o oferecimento de bolsas de estudos aos contemplados, uma vez que tem como um de seus focos o estímulo à educação de qualidade e à pesquisa científica e tecnológica.
Segundo o texto aprovado, caberá aos respectivos governos, após a implementação, atuar pelo estreitamento de laços entre suas instituições educacionais e profissionais. As políticas educacionais também deverão facilitar a participação em cursos de treinamento e em viagens de estudos.
O acordo ainda prevê o estabelecimento de parcerias e redes entre instituições de ensino superior, centros de pesquisas e agências governamentais.
Também objetiva estimular o contato, cooperação e intercâmbio entre professores, pesquisadores, estudantes e gestores das duas nações, nestes casos também por meio de bolsas de estudos e missões acadêmicas.
O acordo privilegia também a participação em congressos, seminários, simpósios e outros eventos acadêmicos e científicos, assim como da organização conjunta destes eventos. Outra área coberta é a trata sobre a visita de especialistas e o desenvolvimento conjunto de materiais didáticos.
Fonte: Agência Senado
Comunicação CRUB
(61) 3349-9010