Prouni: último dia para classificados entregarem documentação

Participantes da lista de espera têm até esta sexta-feira (11) para entregar, nas instituições de ensino pretendidas, os documentos de comprovação das informações preenchidas na inscrição

Os participantes da lista de espera do Programa Universidade Para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2025, têm até esta sexta-feira, 11 de abril, para entregar os documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição, diretamente nas instituições de ensino pretendidas. Aqueles classificados dentro do número de bolsas só terão direito ao benefício após a análise da documentação.  O resultado da lista de espera foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 1º de abril, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.   

É de inteira responsabilidade do candidato verificar, com as faculdades, os horários e os endereços, físicos ou eletrônicos, para a entrega dos seus documentos. Além de comprovar as informações prestadas na inscrição, os estudantes devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições. Todo o processo é gratuito, e as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MEC.   

Balanço  Na 1ª chamada do Prouni, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes haviam sido pré-selecionados. Já na 2ª chamada, no fim de fevereiro, foram convocados 86.373 pré-selecionados. A edição de 2025 teve 1,5 milhão de inscrições, sendo que 768.296 pessoas se inscreveram — cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer às bolsas. Nesta edição, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.  

Prouni 20 anos  Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e em cursos sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. Ele ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo a pessoa sem diploma de nível superior. Em 2025, ele comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.   

Nessas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisar os efeitos do Programa na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação. Já entre os estudantes que não participam do programa, esse percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.  

  

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)