Candidatos que não foram aprovados podem manifestar o interesse em participar da lista até 31 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Aprovados podem realizar matrícula entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro
Os candidatos que não foram classificados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 podem manifestar interesse em participar da lista de espera até 31 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Já os aprovados podem realizar a matrícula na instituição de ensino superior para a qual foram selecionados, no período de 28 de janeiro a 3 de fevereiro. O prazo de referência para matrícula foi ampliado pelo Ministério da Educação (MEC) junto às instituições, que receberam todas as listas do processo seletivo na segunda-feira (27), mesmo dia em que foram divulgados os resultados. O estudante deve consultar a instituição e se informar sobre o calendário para ingresso.
A ampliação da data de referência para matrícula ou registro acadêmico nas instituições de ensino foi alterada, tendo em vista a autonomia das instituições em ajustar os prazos. As instituições têm até 6 de fevereiro para lançar no sistema as vagas ocupadas no Sisu.
Cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.
Lista de espera – Para participar da lista de espera o candidato deve realizar a manifestação de interesse pelo boletim do candidato, no portal Acesso Único, ao clicar no botão correspondente para confirmar a intenção. O sistema mostra a melhor classificação do candidato entre as modalidades de concorrência para cada curso, ajudando-o a decidir sobre a lista de espera.
A convocação da lista segue a ordem de classificação da chamada regular, mas considera apenas os candidatos que manifestaram interesse na lista de espera. O candidato que não for selecionado em nenhuma de suas duas opções de curso poderá escolher, para a lista de espera, apenas uma única opção das que indicou na inscrição do Sisu. A chamada dos concorrentes é de responsabilidade exclusiva das instituições de ensino superior, cabendo ao estudante acompanhar a lista de espera diretamente com as universidades e os institutos federais nos quais manifestou interesse. Por isso, é fundamental consultar os editais de cada universidade e se atentar às especificidades.
A edição do Sisu de 2025 teve 254.899 candidatos aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior. Um dos destaques é o Pé-de-Meia Licenciaturas, que é uma das frentes do programa Mais Professores para o Brasil e oferece incentivo financeiro para estudantes que optarem por cursos que formam professores. A iniciativa contribuiu para aumentar em mais de 23% a procura por cursos presenciais.
Possibilidade – Além do Sisu, é possível tentar outras formas de acesso ao ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para os três processos seletivos acontecem em períodos distintos, sendo um seguido do outro, na seguinte ordem cronológica: Sisu, Prouni e Fies. Depois disso, os cronogramas seguem simultaneamente, ou seja, o resultado final de uma seleção pode sair só depois do término do período das inscrições de outra. Por isso, quem se inscreve em todos os processos têm mais chances de ser aprovado e pode, mais tarde, escolher a vaga em que tiver mais interesse.
Sisu – O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu