Reunião nesta sexta-feira, 17 de janeiro, marcou entrega simbólica do documento; lançamento ocorrerá neste primeiro semestre
A Comissão de Consolidação do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2025-2029 entregou à CAPES a versão preliminar do documento que definirá as diretrizes da pós-graduação brasileira para os próximos cinco anos. O documento chegou de forma oficial à Fundação nesta sexta-feira, 17 de janeiro, em reunião do colegiado realizada por videoconferência.
Foram mais de dois anos de trabalho até chegar ao conteúdo, quase finalizado. O primeiro passo foi a nomeação da comissão, no fim de 2022. Com a entrada da nova gestão, em 2023, promoveu-se um amplo debate e, pela primeira vez, um PNPG passou por consulta pública, que recebeu 1.843 contribuições válidas, dadas por 434 pessoas físicas e 19 pessoas jurídicas de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal.
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, destacou que o lançamento oficial do PNPG 2025-2029 se dará no primeiro semestre deste ano e recordou o andamento dos trabalhos em 2024, ano em que assumiu a Fundação. “Assim que assumi externei minha preocupação em elaborarmos um novo PNPG 2024-2029 com a maior parte dos dados até 2022, que incluía majoritariamente todo o período da crise sanitária causada pela COVID-19. Para termos um panorama mais realista, precisávamos analisar e incluirmos também os dados de 2023”, disse.
Os dados serão publicizados no lançamento oficial. O documento engloba a pós-graduação, formação de professores da educação básica, educação a distância e uma novidade dos últimos anos da CAPES: as atividades de extensão, como braço importante do que é produzido na pesquisa acadêmico-científica.
Fonte: CGCOM/CAPES