A ONU apresenta ferramenta para medir os resultados das universidades no campo dos ODS

As instituições de ensino superior em todo o mundo são encorajadas a se concentrar em alcançar as metas globais de sustentabilidade com a ajuda de um novo recurso de informação e medição patrocinado pelas Nações Unidas

Em 15 de julho de 2024, a UNESCO lançou sua Ferramenta de Auto-Avaliação para Instituições de Ensino Superior, ou SET4HEI.

Este é um recurso gratuito, on-line e aberto para as instituições de ensino superior para rastrear suas contribuições atuais e potenciais para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, cobrindo áreas como a erradicação da pobreza e da fome, o combate às mudanças climáticas, a promoção da saúde e o bem-estar, energia limpa e acessível e igualdade de gênero.

Apresentado em uma reunião internacional de acadêmicos com foco na sustentabilidade realizada em Nova York, à margem do Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o SET4HEI é o resultado do esforço conjunto de três agências das Nações Unidas: o Instituto Internacional da UNESCO para o Ensino Superior na América Latina e no Caribe, a Iniciativa de Impacto Acadêmico das Nações Unidas e a Iniciativa de Sustentabilidade do Ensino Superior das Nações Unidas (HESI).

A ferramenta apresenta uma coleção de autoavaliações on-line, na forma de questionários de múltipla opção alinhados com cada um dos 17 ODS, que as universidades e faculdades podem preencher.

As questões são baseadas em “indicadores” sobre se a instituição contribui para a realização dos ODS que deu prioridade; por exemplo, se uma instituição que se concentra nominalmente no ODS 1 (fim da pobreza global) oferece cursos sobre redução da pobreza.

As universidades e as escolas superiores também podem solicitar a certificação SET4HEI, que, de acordo com o órgão que concede, é uma marca tangível e prestigiada de excelência em sustentabilidade – que espera promover um compromisso mais amplo com os ODS no ensino superior.

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Fonte: UNESCO – IESALC