Professor da Medicina Veterinária da Unisa faz parte de trabalho pioneiro de monitoramento de lobos-guará

O trabalho com múltiplas parcerias institucionais conta com a participação do professor Herbert Sousa Soares, docente da Graduação em Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Única da Unisa

 

Dia 20 de abril, o programa Terra da Gente, programa semanal da TV Globo cuja temática é voltada à conservação da natureza e prática da pesca esportiva, exibiu reportagem sobre o monitoramento do lobo-guará em Itiparinga (SP).

Esse trabalho permitiu a descoberta de um problema sério de sarna sarcóptica que acometeu os animais e, como resultado, iniciou-se uma ação pioneira que envolve múltiplas parcerias institucionais. Entre elas, a Unisa, por meio da participação do Professor Herbert Souza Soares, docente do curso de Medicina Veterinária e do Mestrado e Doutorado em Saúde Única da Instituição, especialista em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis cuja linha de Pesquisa é Doenças Parasitárias de Animais Domésticos e Silvestres, com foco em Zoonoses.

Sobre ação

O monitoramento em Itiparinga acontece desde outubro de 2022 e é realizado por meio de 400 câmeras que ficam ativas por 120 dias para monitorar os animais que vivem ou passam pela região. Foi por meio dessas imagens que se descobriu a presença sarna sarcóptica nos lobos-guará, capaz de causar impactos significativos à saúde e comportamento dos animais.

Dessa forma, foi iniciado um trabalho pioneiro que envolve a captura dos animais, avaliação clínica, tratamento medicamentoso (quando necessário) e coleta de sangue, raspagem de pele, carrapatos entre outras. As análises dessas coletas são realizadas pelas Instituições parcerias, das quais a Unisa faz parte por meio do trabalho do professor Herbert Souza Soares, responsável por analisar e estudar as doenças transmitidas por carrapatos.

Assista a matéria na integra no GloboPlay clicando aqui.

Fonte: ASCOM/UNISA