A professora Ana Elizabeth Figueiredo, do curso de Enfermagem, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, receberá uma distinção internacional, que pela primeira vez será concedida a uma mulher e enfermeira. A premiação ocorre no congresso bianual International Society for Peritoneal Dialysis (Sociedade Internacional de Diálise Peritoneal), que neste ano acontece entre 26 e 29 de setembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O Prêmio Oreopoulos é concedido a cada dois anos, no Congresso International Society for Peritoneal Dialysis (ISPD), para homenagear as conquistas ao longo da vida de um de seus membros na área de Diálise Peritoneal, em termos de prestação de cuidados a pacientes, pesquisa, ensino e/ou defesa. A professora Ana Elizabeth ganha a honraria por ser especialista e acadêmica em nefrologia altamente respeitada, que contribuiu para conquistas significativas em enfermagem clínica, pesquisa, ensino e desenvolvimento de diretrizes, além de ter mais de 136 publicações sobre saúde.
“O meu primeiro emprego foi na diálise e foi amor à primeira vista, quando comecei lá em 1986. A área me encantou desde o começo pela autonomia maior que proporciona ao enfermeiro. Estou muito honrada, tanto pelo reconhecimento da comunidade internacional pelo meu trabalho como também por ser a primeira enfermeira e mulher a receber o prêmio Oreopoulos. Isso é fruto de uma dedicação de quase quarenta anos ao cuidado de pacientes com problemas renais e principalmente aqueles em diálise peritoneal”, comemora a professora Ana Elizabeth.
Sobre a homenageada
A docente possui extenso currículo, com formação interna e internacional, com Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Especialização em Enfermagem em Nefrologia pela Lewisham School of Nursing and Guys Hospital de Londres (1991) e pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (1995).
Mestrado em Microbiologia Clínica pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1998) e Doutorado na Área de Concentração em nefrologia do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica e Ciências da Saúde da PUCRS (2004) e ainda Pós-doutorado no Imperial College of Healthcare London-West London Renal and Transplant Centre- Hammersmith Hospital em Londres (2011).
Ana também é membro de conselhos e embaixadora de grupos multidisciplinares de saúde, nacionais e internacionais. Na Universidade, foi a Enfermeira Responsável Técnica da Unidade de Diálise do Hospital São Lucas da PUCRS até 2012 e desde então atua como consultora e foi preceptora do programa de residência multidisciplinar (PREMUS I – 2007-2009).
Fonte: PUCRS