Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica divulga vencedores

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anuncia os vencedores do 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.

O prêmio é concedido anualmente a estudantes de graduação bolsistas dos programas de Iniciação Científica (Pibic e Pibic-Af) e de Iniciação Tecnológica (Pibiti), e também a alunos do ensino médio participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM). Também é premiada uma instituição participante do Pibic que tenha bolsistas inscritos no Prêmio.

A 21ª edição recebeu 638 indicações. Cada premiado de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica receberá R$ 10 mil e uma bolsa de mestrado ou doutorado no país, com prazo limite de 24 meses para início da utilização, contados a partir da data da cerimônia de entrega do prêmio. Os bolsistas de Iniciação Científica Júnior premiados serão contemplados com R$ 5 mil em dinheiro e uma bolsa de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica.

Além disso, todos os premiados, independentemente da categoria, receberão passagens aéreas e hospedagem para comparecerem à cerimônia de premiação, que acontecerá durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 8 de julho deste ano, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

A instituição vencedora na categoria Mérito Institucional será premiada com 5 a 20 bolsas adicionais de iniciação científica ou de iniciação tecnológica, conforme o número de bolsas concedidas através de chamadas do CNPq.

Os vencedores da 21ª edição do Prêmio são:

Categoria Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC-Af)

  • Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CETE): Gustavo Pesini – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (CHSLA): David Diniz Kalichman – Universidade de São Paulo (USP)
  • Ciências da Vida (CV): Sara Carolina Vieira Terra – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Bolsista de Iniciação Tecnológica (PIBITI)

  • Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CETE): Ana Maria Bersch Domingues – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (CHSLA): Everton Luiz Da Silva – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Ciências da Vida (CV): Francisco Lucas Feitosa de Oliveira – Universidade Federal de Goiás (UFG)

Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM)

  • Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CETE): Jordanna Emilly Alves dos Santos – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (CHSLA): Maria Jamile de Carvalho Albuquerque – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Ciências da Vida (CV): Aline Yoko Hori – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mérito Institucional

  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

O Prêmio

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica foi instituído pelo CNPq em 2003 e é concedido de forma anual, com parceria da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O objetivo é premiar bolsistas do CNPq de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica que se destacaram durante o ano anterior, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final.

Para cada uma dessas categorias, são selecionados até 3 bolsistas, um para cada grande área do conhecimento (Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes). Os relatórios dos bolsistas são encaminhados ao CNPq pelas coordenações do PIBIC e/ou PIBITI de cada instituição de ensino.

Na categoria Mérito Institucional, são premiadas instituições participantes do Pibic, que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

Para mais informações, acesse a página do Prêmio.

 

Fonte: CNPq