CRES+5 debaterá educação superior e problemas sociais

De 13 a 15/3, Conferência Regional de Educação Superior abordará 12 eixos. Um deles analisa papel da educação superior na transformação social e na promoção de condições de vida equitativas

O quarto eixo da CRES+5 — reunião que busca dar seguimento à III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe — tem por objetivo analisar e promover o papel da educação superior na transformação social e na promoção de condições de vida dignas, justas, equitativas e solidárias. Por abranger diversos desafios e prioridades da esfera social, esse eixo está diretamente interligado aos outros temas debatidos na Conferência. O seu diferencial é colocar o foco na responsabilidade social que as instituições de educação superior (IES) devem assumir e expandir no enfrentamento desses desafios sociais, a partir de suas missões clássicas de ensino, pesquisa e extensão e como atores do espaço público em diálogo com os demais setores. 

O Eixo 4 pontua que a desigualdade social continua sendo um dos principais desafios para a região, com reflexos continuados na educação superior. Por isso, uma de suas propostas é avaliar as boas práticas promovidas pelas IES nos últimos cinco anos, a fim de combater as diferentes formas de desigualdade e os seus efeitos interseccionais, bem como as tarefas pendentes e as medidas que devem ser tomadas a nível institucional, nas políticas públicas e na cooperação internacional. Com isso, visa tornar as sociedades da região mais justas e equitativas, começando pelo acesso à educação de qualidade. 

Nesse sentido, um dos temas mais importantes para a reflexão do Eixo 4 é a diversidade de formas de conexão e sinergias entre as IES e outros setores da sociedade e como é possível promovê-las e fortalecê-las. Também se destaca o papel das IES na formação cidadã, por meio de uma visão integral da educação, baseada na promoção de valores éticos, humanísticos e solidários, relacionados à justiça social e ao desenvolvimento sustentável. 

A Conferência vai ocorrer entre os dias 13 e 15 de março, em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Sul. Ao todo serão debatidos 12 eixos temáticos durante os três dias de evento. 

Participantes  As atividades do Eixo 4 são lideradas por: Angélica Buendía Espinosa, professora-pesquisadora do Departamento de Produção Econômica da Unidade Xochimilco da Universidade Autônoma Metropolitana do México; Estela M. Miranda, diretora do Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior (NEIES-Mercosul/Universidade Nacional de Córdoba), da Argentina; Rosana Heringer, diretora-geral da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade); e Álvaro Rico, secretário-executivo da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).  

Documento-base  Já estão disponíveis asminutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência ocorreu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos. 

Novas sugestões podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro e serão revisadas pelos especialistas responsáveis por cada um dos 12 eixos temáticos da Conferência, que deverão avaliar sua relevância para a inclusão na preparação do documento-base correspondente ao seu respectivo eixo temático até o dia 6 de março. 

CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018 está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente. 

CRES  A III Conferência Regional de Educação Superior (CRES), realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Além disso, assumiu o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois (CRES+5) visando promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente após a crise pandêmica da Covid-19. A CRES+5 será a oportunidade para analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, em 2028. 

 

 

Fonte: MEC

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do UNESCO-IESALC