Agraciada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Ariane Tamara Pelicioli da Rosa também faz parte do grupo de empreendedores mais inovadores abaixo dos 35 anos no continente americano
Egressa do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, Ariane Tamara Pelicioli da Rosa foi eleita a jovem mais visionária da América Latina em 2023 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – universidade dos Estados Unidos. A cerimônia de premiação, no mês de outubro, em Lima, no Peru, também marcou a entrada de Ariane no Innovators Under 35 LATAM do MIT – grupo de empreendedores mais inovadores abaixo dos 35 anos no continente americano.
As conquistas se relacionam à criação, por Ariane e seu marido, Ezequiel Vedana, egresso do curso de graduação em Comércio Internacional da UCS, do Piipee, produto que visa à economia de água e à redução de custos em vasos sanitários e mictórios. Atualmente radicada em Paris, ela recebeu o reconhecimento com alegria. “Ser escolhida como uma das jovens mais inovadoras da América Latina foi incrível, mas receber o segundo prêmio, de jovem mais visionária, foi ainda mais, pois reconhece o trabalho e o esforço que temos realizado e reforça que a visão que estamos tendo para mudar o futuro e impactar o mundo é promissora”, considera.
A visionária do ano credita a trajetória de sucesso há diversos fatores, inclusive ao casamento, que segundo ela maximizou sua vocação empreendedora. Na soma dos elementos também está a vivência universitária. “A Universidade nos dá os recursos para buscarmos conhecimento e crescimento. Quando utilizamos esses recursos a nosso favor, conseguimos alcançar grandes resultados”, afirma. Ariane conta que o empreendedorismo já estava no seu radar desde quando estudava na UCS, relembrando o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido com a temática “Como a Psicologia pode contribuir no desenvolvimento de equipes em startups” e defendido em 2014. “A graduação aflorou em mim habilidades importantes, como a de ser muito analítica, a qual usufruo no meu dia a dia de trabalho”, explica.
O programa Innovators Under 35 elege um total de 35 talentos ao ano, divididos em cinco categorias: inventores, empreendedores, humanitários, pioneiros e visionários. A lista, que também seleciona empresários de outras regiões do globo, já contou com nomes como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, reconhecido pela visão de conectar pessoas mundialmente; Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, pelas contribuições revolucionárias nas áreas de veículos elétricos e exploração espacial; e Sergey Brin e Larry Page, cofundadores do Google, homenageados pela criação de um dos motores de busca mais influentes da história.
Conheça o UCS Alumni, programa de relacionamento com os egressos da UCS.
Innovators Under 35 LATAM
“Innovators Under 35” do MIT é um programa de prestígio que busca identificar e reconhecer jovens talentos empreendedores e inovadores com menos de 35 anos. Criado pelo MIT Technology Review, destaca indivíduos que têm feito contribuições significativas em diversas áreas, como a social, de tecnologia, ciência e negócios.
Os selecionados para a premiação são escolhidos com base em critérios rigorosos que incluem originalidade, impacto, visão e liderança. Os vencedores são considerados líderes emergentes que estão moldando o futuro com ideias revolucionárias e projetos inovadores. A iniciativa não apenas reconhece suas realizações, mas também oferece uma plataforma para que os destaques possam expandir suas redes de contatos, interagir com outros especialistas e receber suporte para continuar impulsionando suas ideias.
Piipee propõe solução para economia de água em sanitários
No mercado desde 2015, a Piipee hoje conta com mais de 4 mil clientes em todo Brasil e várias multinacionais, ajudando a reduzirem seu consumo de água e os custos relacionados, tornando pessoas e empresas cada vez mais sustentáveis. A ideia da Piipee surgiu em 2010, por meio de seu fundador Ezequiel Vedana, que também é Jovem Líder Global para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU), e de sua cofundadora, Ariane Tamara Pelicioli da Rosa.
Só em 2022, a Piipee ajudou a economizar mais de 65 milhões de litros de água. Já recebeu mais de 35 prêmios nacionais e internacionais, vindos da ONU, de prefeituras em Paris, na França, em Boston, nos Estados Unidos, entre outros órgãos e instituições, além de relevantes reconhecimentos mundiais nos âmbitos de inovação e impacto.
Piipee é uma solução para economia de água em sanitários que reduz em até 100% o consumo de água para eliminar urina. Por ser um líquido biodegradável que trabalha nas características da urina, alterando sua coloração, removendo maus odores, higienizando e perfumando o sanitário, o produto substitui a necessidade do acionamento da descarga.
A empresa, que coloca mais de 200 mil pessoas em contato diário com a tecnologia, foca em expandir as operações para a América Latina e Europa. A empresa visa impactar mais de 10 milhões de pessoas até o ano de 2030 e ampliar ainda mais o impacto socioambiental.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Fonte: ÁREA DE IMPRENSA E MÍDIAS DIGITAIS UCS