Evento será realizado às 13h (horário de Brasília) do dia 29 de agosto; em debate estão as perspectivas das Américas sobre publicações científicas
A CAPES, via Portal de Periódicos, promoverá o workshop Equidade Global na Publicação em Acesso Aberto. O encontro faz parte de uma série de reuniões regionais e será realizado de forma on-line a partir das 13h (horário de Brasília) de 29 de agosto. Em debate estarão os pontos de vista e perspectiva das Américas em relação às desigualdades financeiras, estruturais e culturais que podem se acentuar, a depender de como for conduzida a política de Acesso Aberto às publicações científicas.
A atividade terá duração de quatro horas. Haverá apresentação de vídeos curtos que destacam os principais desafios da transição para a Ciência Aberta, bem como discussões em grupo mediadas por facilitadores (em português, espanhol e inglês), além de uma sessão plenária com um painel de discussão para debater possíveis soluções ao cenário assimétrico que se desenha.
Os vídeos devem trazer questionamentos para o debate. Um exemplo é abordar quais desigualdades o pesquisador percebe em sua área no contexto de publicação em Acesso Aberto. Outra seria refletir sobre quais ações podem ser tomadas para promover um sistema de publicação acadêmica em que as taxas para serviços de publicação em Acesso Aberto sejam diferenciadas de maneira justa e transparente. Para mais informações, envie um e-mail para acessoaberto@capes.gov.br. As inscrições e o envio dos vídeos devem ser feitos pela página do workshop na internet.
São parceiros da CAPES na iniciativa: OA2020, coAlition S, Unesco, Science Europe, US Office of Science and Technology, International Science Council(ISC), Consorcio Columbia, Canadian Research Knowledge Network (CRKN), California Digital Library (CDL),Iowa State University, entre outros.
O Movimento de Acesso Aberto é uma iniciativa global que busca, de forma gratuita, tornar o conhecimento acadêmico-científico disponível e acessível para todos. Por ele, o acesso e a divulgação de pesquisas e estudos científicos deixam de ser restritos a publicações pagas e passam a ser ofertados em meio digital, sem custos financeiros ou restrições de acesso. Em sintonia com o cenário, a CAPES lançou, em junho, o menu “Acesso Aberto” no site do Portal de Periódicos, com fotos, vídeos, textos, documentos e o resultado do questionário consultivo elaborado pela Fundação sobre Acesso Aberto.
Sobre o Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da CAPES é o maior acervo de publicações científicas do País, com mais de 49 mil títulos. Destinado a oferecer o melhor da produção científica nacional e internacional, o Portal reduz as desigualdades regionais, possibilitando consultas ao que há de mais atualizado em pesquisas e estudos no mundo.
Fonte: CAPES