CTNBio realiza primeira reunião com novo Presidente, Leandro Astarita

AComissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) realizou nesta quinta-feira (03), em Brasília, a primeira reunião com seu novo presidente, o especialista em meio ambiente Leandro Vieira Astarita. Pós-doutor em patologia de plantas, possui grande experiência em botânica, com ênfase em fisiologia vegetal, interação planta-microrganismos, nanomateriais e transformação genética.

Astarita já fez parte da CTNBio entre 2007 e 2013, e, após seis anos, voltou a compor a comissão em 2019.

A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, que reúne pesquisadores de diferentes áreas, com a finalidade de prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a organismos geneticamente modificados. Seja com o estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de organismos geneticamente modificados e seus derivados.

“Minha perspectiva em relação à CTNBio é a melhor possível. O grupo de cientistas que a compõe é muito bom, todos têm ótimo nível científico, e são muito comprometidos com as pautas da comissão. Os debates são pesados, longos, mas temos conseguido dar as respostas que a sociedade precisa. Temos aprovado processos comerciais, que são importantes para o campo, para o produtor, e que são importantes para a indústria também. Minha missão é fazer com que esse trabalho continue dinâmico, dando as respostas necessárias para a sociedade, para a ciência e para o Brasil”, afirmou Leandro Astarita durante reunião plenária da CTNBio.

Para saber mais sobre a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, acesse o site.

Fonte: MCTI