Plataforma on-line reúne e integra dados de pesquisas científicas brasileiras

Uma plataforma on-line desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), reúne dados de pesquisas científicas de diferentes áreas, e permite o acesso, visualização e análise dos dados técnicos-científicos nela armazenados. O Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira (BrCris) tem como público-alvo a comunidade acadêmica e gestores de CT&I, e fornece dados de agências de fomento, bancos de dados científicos e técnicos, repositórios institucionais, plataformas governamentais, infraestrutura de pesquisa, bancos de dados de teses e dissertações, além de informações sobre pesquisadores, projetos, universidades, laboratórios, entidades governamentais e agências de fomento, assim como resultados de estudos expressos em publicações científicas, artigos, livros, softwares e patentes.

“O BrCris é uma grande contribuição para o mundo da Ciência, uma vez que reúne as diversas fontes de informação relacionadas com a pesquisa científica. Desta forma, gestores dos diversos setores da Ciência, assim como os próprios pesquisadores, terão ao seu dispor um sistema único de consulta baseado nos dados dos principais sistemas existentes. Trata-se de uma iniciativa inovadora que auxilia na promoção da transparência na gestão da pesquisa científica no Brasil e uma fonte que pode ser utilizada para a formulação de políticas públicas”, afirma Bianca Amaro, Coordenadora-Geral de Informação Científica e Técnica do Ibict.

Além de buscar informações consolidadas e confiáveis, o usuário que utiliza o BrCris ainda pode visualizar redes de colaboração, grupos de pesquisa e painéis de indicadores em ciência, tecnologia e inovação.

“Sistemas de informação como o BrCris são uma tendência internacional, pois podem ser aplicados em diversos contextos. Exemplos são a avaliação da ciência; a localização de especialistas; o mapeamento da distribuição dos investimentos em CT&I e seus desdobramentos em curto, médio e longo prazo”, avalia Washington Segundo, Coordenador Técnico da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica do IBICT.

Para conhecer o BrCris e suas funcionalidades, acesse: brcris.ibict.br

Integração de múltiplos atores e análise de dados
A plataforma integra os bancos de dados que reúnem os diversos tipos de informações abertas sobre a produção científica brasileira, cruzando e filtrando os dados, possibilitando que o usuário os encontre de forma organizada. Assim a recuperação de uma informação é otimizada, evitando a busca em diferentes sites e instituições. Entre os sistemas que o BrCris se conecta estão a Plataforma Lattes (CNpq), Plataforma Sucupira (CAPES) – via Portal de Dados Abertos da CAPES, Oasisbr (Ibict), entre outros. Além disso, o sistema também é integrado a plataformas internacionais, como a rede LA Referencia, buscando pesquisas e pesquisadores brasileiros que estão trabalhando em parcerias internacionais.

Sobre o Ibict
Fundado em 1954, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Ibict promove a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico. Além disso, o Ibict tem trabalhado para construir as infraestruturas informacionais necessárias para promover o Acesso Aberto e a Ciência Aberta.

Fonte: MCTI