A Revista Educação Brasileira Volume 21 – N° 42 publicada pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1999 está disponível. Clique aqui para acessar.
Confira abaixo a relação de artigos e textos disponíveis nesta edição.
Tema: Universidade: Expansão e Modernização
– Francisco César de Sá Barreto e Jacques Schwartzman. Ensino superior no Brasil: crescimento e alternativas. Pág 11 a 39.
– Pierre Cazalis. La experiencia de la evaluación institucional en las universidades canadienses. Pág 41 a 72.
– Roberto Rodríguez Gómez. La modernización de la educación superior en México. Pág 73 a 95.
– Silvio Paulo Botomé. Um currículo estratégico para o desenvolvimento de mestrados e doutorados em diferentes áreas do conhecimento. Pág 97 a 120.
Debates
– Ana Shirley de França Moraes. Universidade e projeto pedagógico: uma proposta satisfatória no presente e futuro para adultos e jovens trabalhadores. Pág 123 a 143.
– Acácia Zeneida Kuenzer. A formação dos profissionais da educação: proposta de diretrizes curriculares nacionais. Pág 145 a 167.
– Selmo Haroldo de Resende. Um olhar sobre o Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior – UFU. Pág 169 a 192.
Textos
– Mannfred Fehr. A Usina Pro-EQ dedicada ao ensino. Pág 195 a 208.
– Ilma Passos Alencastro Veiga, Lúcia Maria Gonçalves de Resende e Marília Fonseca. A produção do conhecimento no contexto da ciência emergente: um projeto inovador na UnB. Pág 209 a 237.
– Menga Lüdke. A profissionalização no magistério vista em duas perspectivas. Pág 239 a 253.
– Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves. Responsabilidade das universidades mineiras em relação ao sistema educacional. Pág 255 a 285.
Informativo Bibliográfico
– Manuel Crespo. Reseña del número especial “Evaluación: la respuesta institucional” de la revista European Journal od Education, vol. 34, n° 3, septiembre del 1999. Pág 289 a 294.
Documentação
– Contribuição do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras para o Plano Nacional de Educação. Pág 297 a 304.
Clique aqui para acessar a Revista Educação Brasileira Volume 21 – Número 42 – Janeiro/Julho 1999.