Protocolo de intenções entre MEC e governo norte-americano estabelecerá bases para parceria no setor educacional entre os dois países
Estreitar a cooperação técnica no setor educacional entre Brasil e Estados Unidos. Essa foi a pauta central da reunião entre ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, também participou da audiência, realizada por videoconferência.
O Inep busca desenvolver uma agenda positiva de cooperação técnica educacional com o governo norte-americano. “Nossa intenção é aprimorar a atuação do Inep nos campos de avaliação e estatísticas educacionais a partir de experiências internacionais bem sucedidas”, enfatizou Alexandre Lopes. “A aproximação institucional entre Inep e seu homólogo nos Estados Unidos, o Instituto de Ciências da Educação, seria um meio de se avançar nessa inciativa de cooperação técnica bilateral”, concluiu Lopes.
O embaixador Todd Chapman manifestou que o governo de seu país está igualmente interessado em cooperar com o Ministério da Educação (MEC), Inep e outras entidades vinculadas. Chapman mostrou-se impressionado com a objetividade dos temas para intercâmbio de experiências propostos pela parte brasileira.
Por sugestão do ministro Milton Ribeiro, um protocolo de intenção entre MEC e governo norte-americano será elaborado para institucionalizar o propósito de cooperação técnica no setor educacional entre os dois países.
Instituto de Ciências da Educação – O Institute of Education Sciences (IES) é a instituição do Departamento de Educação dos Estados Unidos responsável pela produção de evidências educacionais a partir de estatísticas, avaliações, pesquisas educacionais e estudos sobre educação especial. O IES é a entidade norte-americana equivalente ao Inep no Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do Inep
Foto: Inep
Fonte: Inep