O primeiro dia do 4º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba foi marcado pelas primeiras apresentações dos trabalhos inscritos no 31º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Instituição. As apresentações aconteceram de maneira descentralizada, com atividades simultâneas em todos os câmpus da UEPB.
De acordo com o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, o primeiro dia do ENIC transcorreu de forma tranquila e dentro das normalidades. Embora as apresentações tenham sido planejadas para serem realizadas tanto no formato presencial como remoto, abrangendo todos os estudantes, a maioria aconteceu presencialmente.
Quase 700 estudantes que desenvolveram projetos de iniciação científica como bolsistas ou voluntários na cota 2023-2024, estão apresentando suas pesquisas. A perspectiva é que até esta quinta-feira (7), mais de 300 trabalhos tenham sido apresentados nas oito áreas do conhecimento.
“A gente tem um público de praticamente 700 estudantes que fizeram iniciação científica, ou como bolsistas ou como voluntários, que estão apresentando os trabalhos no 31º ENIC. Então, a gente dividiu essas pessoas em quatro grupos e em quatro turnos. Começamos nesta manhã e prosseguimos à tarde. A expectativa é que até o final do dia de hoje a gente tenha completado um pouco mais da metade das apresentações, ou seja, entre 350 e 400 apresentações devem estar concluídas”, disse Francisco Jaime.
Ainda de acordo com o pró-reitor, os três melhores trabalhos de cada uma das oito áreas vão receber uma premiação, uma missão honrosa, além de um convite para escrever um capítulo que vai compor o livro “Redes de Saberes”, que é publicado todos os anos na UEPB. A exemplo das edições anteriores, o ENIC conta com a presença de examinadores externos de outras instituições que estão participando como avaliadores do evento.
Além das apresentações, o evento também conta palestras programadas pela PRPGP que acontecem dentro da proposta do tema central do Congresso, “Inovação e Transformação: a agenda 2023”. No Câmpus I, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, serão seis palestras com temas transversais, abordando os seguintes tópicos, “ODS e agenda 2030”, “Redação Científica”, “Inteligência artificial e os impactos nos trabalhos acadêmicos”, “Currículo Lattes”, “Princípios da Análise Pré-clínica: Fundamentos da Pesquisa In Vivo” e “Conhecendo o Centro de Bioterismo por dentro”. Haverá ainda o minicurso “Organização e Cadastro de Protocolos de Pesquisas na Plataforma Brasil”.
As apresentações do 31º Encontro de Iniciação Científica prosseguem nesta quinta-feira (7), além da premiação dos melhores trabalhos que está marcada para sexta-feira (8) durante o encerramento do evento.
Texto: Severino Lopes Fotos: ASCOM/UEPB
Fonte: ASCOM/UEPB